Pular para o conteúdo

Cachaça Sapucaia tem novidade armazenada em amendoim

A tradição da cachaça Sapucaia e o toque especial do amendoim no lançamento para o bebedor de cachaça raiz

cachaca sapucaia armazenada em amendoim

Foi lançada recentemente uma nova cachaça Sapucaia, fruto de um árduo processo de criação de novo barris feitos de amendoim. A cachaça recém lançada é armazenada em barris de amendoim, com capacidade para 700 litros cada um.

A companhia está restaurando os antigos barris de amendoim – que têm capacidades de 10, 30 e 40 mil litros – transformando-os em modelos menores. Este ano, eles foram preenchidos com a cachaça branca fabricada na destilaria de Pirassununga.

O amendoim (Pterogyne nitens) é uma madeira brasileira geralmente utilizado em barricas de grande porte para o armazenamento de cachaças produzidas no Vale do Paraíba, região de origem da cachaça Sapucaia, anteriormente produzida em Pindamonhangaba, e no litoral do Sudeste brasileiro. Atualmente, pelo alto risco de extinção da árvore é proibida a sua extração.

É raro no mercado de cachaças encontrar exemplares armazenados em barris de amendoim de 700 litros ou menores, fazendo do lançamento uma novidade bem-vinda.

A madeira é uma escolha há muito tempo promovida pela Sapucaia como uma das melhores opções para armazenar cachaça e gerar uma bebida que agrada os conhecedores de cachaça mais experientes. O amendoim oferece uma textura suave e altera delicadamente as características originais da cachaça branca.

Alexandre Bertin encontrou nos antigos arquivos da marca uma imagem original para ilustrar o rótulo da nova cachaça. A imagem que inspirou o rótulo foi oficialmente documentada pelo INPI, a autoridade brasileira que regula os direitos de marcas registradas e patentes. Ela retrata uma carroça puxada por bois e cheia de cana-de-açúcar, ilustrando a essência do novo lançamento da marca: a tradição em produzir cachaça artesanal.

O designer Guma Bastos recebeu a solicitação de Alexandre Bertin para atualizar a antiga imagem da marca Sapucaia, que foi registrada em 20 de dezembro de 1999.

cachaca sapucaia armazenada em amendoim

Uma adição adicional é a introdução de uma embalagem que adere ao conceito original, contendo 1 litro.

alexandre bertin
Alexandre Bertin, produtor da cachaça Sapucaia

Optaremos por uma garrafa de 1 litro que estiver prontamente disponível no mercado. Inicialmente, lançaremos apenas um lote da garrafa de cachaça do Brasil de 1 litro. No entanto, posteriormente, consideraremos outras opções disponíveis, o que significa que podemos utilizar garrafas diferentes. No entanto, o rótulo, a quantidade e, mais importante, o conteúdo líquido permanecerão os mesmos.

Alexandre Bertin, produtor da cachaça Sapucaia