Amendoim, a madeira usada para envelhecer as melhores cachaças
O Amendoim ou Amendoim-Bravo (Pterogyne nitens) é uma arvore da Familia Fabaceae, e tem alguns nomes diversos, como : amendoim-bravo, amendoim, madeira-nova, viraró, pau-de-amendoim, pau-de-fava, óleo-branco, madeira-nova, carne-de-vaca, bassourinha, sucupira, vilão.
Sua floração ocorre entre dezembro a março e seus frutos maduros ocorre de Maio a Junho .
São encontrados espécimes de Amendoim do Nordeste do país ao oeste de Santa Catarina, principalmente na Floresta Latifoliada Semidecídua.
Características gerais:
O Amendoim-bravo é uma árvore de aspecto rústico, de grande porte e de rápido crescimento. Os seus frutos são lenhosos e alados, característica que facilita a dispersão das sementes pelo vento (anemocoria). A espécie produz uma grande quantidade de sementes anualmente, estas se assemelham amendoins, são castanho-claras, ovaladas e de textura lisa. Alguns estudos relatam o risco de extinção da espécie, tendo em vista a redução na ocorrência de indivíduos em ambiente natural. A polinização da espécie é feita pelo vento.
No mercado de cachaças , muitos produtores afirmam que a cachaça que passa pela medeira (barris) de amendoim permanece incolor, porém não é o que acontece. Essa afirmação vem de muitos anos atras, onde os produtores tinham grandes barris para armazenar e muitos eram de amendoim. De fato a madeira possui menor capacidade de interferência, porém como em geral o tamanho dos barris era muito grande, contribuia para que não se agregasse a coloração amarela na cachaça. Então , dois fatores faziam isso: A própria madeira, mas também o grande tamanho dos barris de amendoim.
Nesse caso, o correto então é chamar essas cachaças de “armazenadas” em barris de amendoim, mas ainda assim, podem ter a coloração amarelada.
No caso de cachaças em barris de amendoim que são classificadas como “envelhecidas” serão certamente amareladas pois tem que permanecer em barris de até 700 litros, o que irá certamente agregar a cor amarelada na bebida.
Dessa forma, as cachaças em amendoim podem ter uma coloração amarelo suave e não totalmente brancas.
Usamos a madeira do amendoim em nossa cachaça Sapucaia Florida Cristal, que possui na sua composição cachaça envelhecida por 2 anos na madeira amendoim. Esses barris não são novos, o que faz com que a coloração da cachaça ainda permaneça um pouco clara.
Recentemente lançamos uma nova cachaça em amendoim, desta vez com barris de primeiro uso. São barris novos e justamente por esse motivo a coloração da cachaça é mais forte. Fizemos um novo rotulo e enquadramos esta nova cachaça na categoria de ARMAZENADAS.